segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pensamento Contemporâneo

Conteúdo: A PÓS-MODERNIDADE, A CONTEXTUALIZAÇÃO DA PÓS-MODERNIDADE e A NOVA PRODUÇÃO DO REAL

A PÓS-MODERNIDADE:
A Pós-Modernidade é: mudanças comportamentais, econômicas, sociais...
Ela pode ser identificada em:
* movimentos de contracultura (Tropicália, movimento, hippie, gótico, punk, dark...)
* cinema nova (3D, Tropa de Elite, Cidade de Deus, Canudos...)

A Pós-modernidade invadiu o cotidiano com a tecnologia eletrônica de massa e individual.
Na economia, há uma ávida sociedade de consumo.
Surge uma moral hedonista (prazer de usar bens e serviços).

O SHOPPING É O ALTAR-MOR DA SOCIEDADE MODERNA

A pós-modernidade apresenta estilos de vida com características niilistas ( o nada, o vazio, ausêcia de valores).
O homem se entrega ao prazer, ao consumo e ao individualismo.


A CONTEXTUALIZAÇÃO DA PÓS-MODERNIDADE:
A pós-modernidade é um termo que tenta apresentar as características e as transformações (econômicas, sociais, políticas...) que ocorreram nos últimos 60 anos, nas sociedades pós-industriais.

ANTES, a massa moderna ERA: industrial, proletária, com ideias e padrões rígidos. Procurava dar um sentido à História e lutava em bloco por melhores condições de vida. Sua participação era profunda.
HOJE, a massa moderna É: consumista, de classe média, flexível nas ideias e nos costumes. Vive no conformismo, em nações sem ideias e acha-se seduzida e fragmentada pelo mass media, querendo o espetáculo com bens e serviços no lugar do poder.

A esta mudança, os sociólogos estão chamando de DESERÇÃO DO SOCIAL.


A NOVA PRODUÇÃO DO REAL:
"A estrutura da realidade social nos parece invisível porque nos é dada como natural desde a infância."
O discurso da mídia é apreendido pelo senso comum como um discurso de autoridade. Há uma construção social da realidade pela linguagem da mídia.

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