Conteúdo: ETAPAS DE PRODUÇÃO DO SPOT, RETÓRICA PUBLICITÁRIA NO RÁDIO e PROCEDIMENTOS DE CONTRUÇÃO DE SLOGAN.
ETAPAS DE PRODUÇÃO DE SPOT:
Em primeiro lugar, a agência de publicidade deve providenciar um roteiro com base no briefing.
Em segundo, por ser uma situaçõ cênica, deve-se priorizar a trilha sonora.
Etapas:
1. Composição e gravação da música
2. Direção e gravação dos locutores
3. Sonoplastia (escolher os efeitos sonoros)
4. Montagem (EDIÇÃO)
5. Mixagem
Jingle = letra + música + arranjo
Exige conhecimento da campanha e musical.
Etapas:
1. Confecção da provinha
2. Convocação da equipe para gravação
3. Avaliar performance dos profissionais
4. Música e instrumentação
5. Mixagem
RETÓRICA PUBLICITÁRIA NO RÁDIO:
Trata-se de um discurso ficaz com o objetivo de persuadir, influenciar.
A publicidade se ocupa de convencer interlocutor e se particulariza por características como:
1. Limitação de Extensão (uma linha lógica de raciocínio, apresentando elemento informativos sobre o produto, deve ser seguida devido o pouco tempo que o discurso radiofônico possui)
2. Publicidade Radiofônica (a razão trabalha melhor com a argumentção, e a emoção com a persuasão, sendo esta última a mais usada)
A publicidade gira em torno da marca e do texto.
marca: nome. deve ser memorizável e repetida.
texto: deve ser coloquial, simples e informal, buscando intimidade com o público.
O discurso radiofônico deve permitir entendimento imediato. O texto publicitário no rádio começa atraindo a atenção, encadeando argumentos e persuasões.
Textos longos afugentam a atenção dos ouvintes.
O conteúdo do texto busca a simpatia e identidade com o apelo, fazendo o receptor acreditar que a sua adesão o tornará especial, superior, qualificado.
PROCEDIMENTOS DE CONTRUÇÃO DE SLOGAN:
O slogan é responsável por convencer, seduzir e deve resumir a essência da marca/produto/camapanha.
Um slogan tradicional possui frase curta, direta, afirmativa e fácil de repetir, levando a uma conclusão.
No rádio há ritmo, musicalidade e rima. Algumas vezes chegam a ser trechos de jingles.
A frase do slogan não dever ter enunciador e deve ser pronta para pensar.
O acerto é a soma de todos os erros
Fundamentações da frase publicitária:
1. Deve ter UM período
2.Ordem direta
3. Frase positiva
4. Fácil compreensão
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